terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Receitinha de Água de Lençóis (Renovador de lençóis)

Oi gente bonita...acho que ainda não contei que já trabalhei com sabonetes e produtos de beleza artesanais. Fiz aula com o Peter Paiva, o mago dos sabonetes e mexi com isso um bom tempo. Depois passei tudo o que sabia para minha Mamis que produziu muita coisa cheirosa até que papai do céu a chamou. Aí fiquei muito traumatizada e fechei o ateliê dela...guardei tudo em um armário precioso.
Hoje, encontrei umas formiguinhas andando nos meus lençóis, ai ai...pensei na hora que quando borrifava minha água de lençóis (feita por minha mamis) nunca aconteceu isso. Sem falar no aroma maravilhoso que ficava nos lençóis, nos travessereiros e no quarto inteiro.
Aí decidi abrir o armário cheioroso...e entre lembranças lindas e lágrimas de saudade, resolvi fazer a água de lençóis e passar a receitinha para vcs. É muito fácil de fazer e vale a pena...Dependendo da essência que vc usar pode contar até com benefícios medicinais.
Por exemplo: usei a essência de capim limão ou capim santo, capim cidereira, capim cheiroso, capim de cheiro...tem nome que não acaba mais para essa erva maravilhosa, originária da Índia e que tem tantos benefícios, entre eles antimicrobiana, inseticidade natural, analgésico e, a mais popular: calmante.
Imagine seus lençóis com essência de capim limão? É noite bem dormida na certa. Mas tem várias outras essências com poderes maravilhosos. É só pesquisar no pai do saber atual: Google.
Bom, vamos a receita, sem mais delongas:

ÁGUA DE LENÇÓIS
* pode ser usado como aromatizador de ambientes, como vaporizador para passar roupa (aí não use o corante, deixe transparente)

  • 100ml de essência de sua preferência

  • 700ml de àgua mineral

  • 200ml de álcool de cereais

  • Corante à base de água

  • (opcional: renex)

    Em um frasco grande misture a água mineral (se não tiver água mineral, pegue água filtrada e ferva - deixe esfriar e pode usar), o álcool de cereais (vc encontra em qq farmácia hj em dia), a essência (procure por essência de boa qualidade e que seja específica para produtos de beleza, não use essência para velas, é diferente, ok?) e algumas gotas de corante (tem que ser o corante à base de água, os que são usados para velas são à base de óleo e não servem...se não tiver corante não tem a menor importância, o corante é só pra dar uma corzinha mesmo).
    Quando vc misturar tudo é possível que a misture não fique transparente, é para isso que serve o renex, vc vai colocando aos poucos até ficar transparente. Mas se não encontrar, não tem importância tb, o fato da mistura ficar turva não vai influenciar o seu uso.
    Depois de pronto, deixe em um armário fechado e aberto durante uma noite. Isso vai fazer o álcool evaporar e a essência vai ficar mais forte.
    Coloque em um frasco com aquele bico de spray (vc pode usar de produtos que tenham acabado, é só higienizar o frasco e reutilizar).
    Borrife nos seus lençóis toda a manhã quando for fazer a cama. De preferência borrife nos lençóis de baixo e nos travesseiros e cubra com o lençol de cima e colcha ou edredon se preferir. O produto vai agir durante todo o dia e quando vc for deitar e levantar o lençol de cima vai sentir aquele aroma maravilhoso!
    Borrife também em suas toalhas de banho e use para passar suas roupas. Tenho certeza que vc vai adorar!
    Se fizer, me conte!!! e se tiver alguma dúvida é só me perguntar!
    Espero que tenham gostado! Grande beijo!!!

    28 comentários:

    Ingridy Aguiar disse...

    Olá Meire,
    Adorei o post! Deve ficar uma maravilha!
    Assim que tiver um tempinho vou ir comprar os ingredientes para fazer. rs
    Beijão.

    PortantoDecore.blogspot.com

    joma disse...

    oi, obrigada pela receita vou fazer, faço idéia quanta emoção voce sentiu, bjs

    rita disse...

    é amiga, a dor da saudade chega até nós de todas as formas e os cheiros nos remetem ao passado de forma instantanea...mas acho q vc fez em abrir essa porta da saudade é um pouco da essencia da tua maezinha q volta para vc...mil bjus

    Tecidinho Chic disse...

    Oi amiga, não vou falar pra vc que vou fazer porque seria mentira, a minha praia é outra, mas quando vir para Indaiatuba me traz uns frascos, já procurei aqui na cidade e não encontrei, a única pessoa que faz sabonete, aromatizador de ambiente aqui na feira, não faz água de lençois.
    Beijos

    IVONE ALVES FERREIRA disse...

    Obrigado pela receita gostei minha filha quer fazer sabonete assiste o Peter sempre na tv vamos fazer.

    Anônimo disse...

    Oi Meire,
    Obrigada por compartilhar essa receitinha.
    Adorei!!
    Vou tentar fazer e deixar meus lençóis bem cheirosos.

    Um beijo, Flávia.

    Karina disse...

    muito bacana a receita, adoro capim limão :) bjs Ka

    decoreideias.wordpress.com

    Glauci Melo disse...

    oi Meire, vi sua postagem só hj e achei muito interessante me chamou atenção a data foi o dia da morte do meu esposo, e a história da sua mamis... sempre tive vontade de fazer essas essências vou comprar os ingredientes e seguir sua instruções fiquei com dificuldades pra dormir depois da morte do meu marido e acho que o cheirinho do capim cidreira vai ajudar....
    obrigada por compartilhar sua história.
    BJ

    Surama Lima disse...

    Oi Meiri, que delícia de cheirinho não é mesmo? Porém me bateu uma dúvida quanto ao uso do renex, aqui na minha cidade Recife encontrei o tal só em uma casa e quando coloquei na mistura ela ficou como uma espuminha, é assim mesmo? Será que comprei outro tipo de renex? na embalagem consta nonil fenol etoxilado. Se puder me tirar essa dúvida fico grata.
    amei seu blog, logo logo vou postar a minha agua no meu , bjus.

    Elliane Ramos disse...

    hum... que delicia. maravilhosa receita. voce como sempre, com excelentes dicas e receitas
    amei
    parabéns
    sucesso
    ajudei a divulgar no facebook, twitter e g+
    bjs *-*

    Unknown disse...

    Adorei a receitinha, mas soube que a venda do alcool de cereais para o consumidor final foi proibida pela Anvisa, agora somente empresas podem comprar para a produção, ou seja, os artesãos foram bastante prejudicados... existe algo que possa substituir o alcool de cereais? Obrigada

    Anônimo disse...

    Adoro água de lençol, já faço algumas. Mas eu gostaria de sua ajuda para resolver um problema. A de essência de lavanda e essência de bambo (M Martan) ficaram muito fortes. Eu devo diminuir a essência ou misturar alguma outra ?

    Valéria disse...

    Eu também gostaria de saber como fazer a água de lençol da M Martan. vc pode ajudar?

    inesquecivelarte disse...

    Olá Meire! Que ótima lembrança de sua mãe. Também faço aromatizadores,são excelentes, e essa receita do Peter é maravilhosa! Gosto de essências como algodão, bambú, perfume da rainha que são sucesso garantido e boa fonte de renda. Um abraço!

    ANALAICE disse...

    Oi Meire, faz tempo que não venho por aqui...Adorei sua receitinha de água de lençol... Eu fiz um curso de sabonetes faz tempoooooooooo e fazia xampus, cremes para cabelos,sabonetes líquidos. Faz tempo que não faço, adoro sprays para o ar... Sempre legal pegar dicas, como a do armário... Sinto pela sua mãezinha, mas fazer algo que ela gostava sempre aproxima mais e faz matar um pouco a saudade...Perdi meu pai e também bate aquela saudade, principalmente em ver as ferramentas e coisinhas dele... Compartilhei no G mais o seu post tá? Se tiver problema e você não quiser me avisa que tiro. Beijos...

    Antonélla Aggio disse...

    Olá. gostaria de fazer com a própria erva de capim santo que tenho em casa. Vc poderia me ajudar a saber como faz usando a própria erva? obrigada Antonélla.

    Anônimo disse...

    Olá...amei a receita e ja fui logo comprar os produtos, só não comprei o renex....mas na hora de fazer a receita eu fiquei na dúvida, qdo vc fala que é pra deixar em um armário fechado e aberto durante uma noite você quis dizer o que exatamente?

    Anônimo disse...

    Deixa produto aberto dentro de um armário fechado por uma noite.

    Anônimo disse...

    Oi querida obrigada por dividir conosco coisa tão gostosa. Infelizmente não consegui enxergar a quantidade de essência na receita por causa do fundo usado na tela . Bjs. Ana.

    Renato disse...

    Oi! Estava procurando essa receita, um amigo me apresentou as águas de lençóis, é um aroma maravilhoso e realmente acalma.. Usarei alecrim e bambu...

    laura disse...

    O frasco aberto, dentro do armário com as portas fechadas. Entendeu?

    laura disse...

    O frasco aberto, dentro do armário com as portas fechadas. Entendeu?

    Josely Nantes disse...

    Amei a receita..
    Fiz com essência de Bambu.
    Não usei renex...
    Percebi que ficou um óleo no fundo da garrafa
    Pergunto. .Isso é normal? ?
    Será que vai manchar os tecidos??

    Josely Nantes disse...

    Amei a receita..
    Fiz com essência de Bambu.
    Não usei renex...
    Percebi que ficou um óleo no fundo da garrafa
    Pergunto. .Isso é normal? ?
    Será que vai manchar os tecidos??

    Josely Nantes disse...

    Amei a receita..
    Fiz com essência de Bambu.
    Não usei renex...
    Percebi que ficou um óleo no fundo da garrafa
    Pergunto. .Isso é normal? ?
    Será que vai manchar os tecidos??

    Simone disse...

    Porque a água precisa ser mineral ou fervida?

    Unknown disse...

    oi josely nantes. vc deve ter usado essencia a base de óleo e não de água

    Anônimo disse...

    Boa noite...e colocando corante não vai manchar os tecidos?