terça-feira, 2 de agosto de 2011

Receitinha: Requeijão caseiro

Gente bonita, me contem uma coisa: vcs ainda compram requeijão industrializado? Pois se compram, como eu comprava, vão mudar radicalmente depois desta receita. Eu nunca mais comprei...primeiro pq o sabor é infinitamente melhor, a consistência é idêntica, o preço é 3 ou 4 vezes mais barato e o último argumento que é imbatível (principalmente para quem tem criança em casa): é natural, sem aditivos químicos, conservantes, acidulantes e mil outros 'antes' que colocam para o negócio durar...E olha que dura umas duas semanas na geladeira (se bem que não dura não pq acaba antes...rs). Eu fui fuçar na net e vi várias receitas de requeijão caseiro, mas são todas complicadas, cheias de ingredientes, algumas vão ao fogo e depois tem que esperar na geladeira até dar o ponto. Essa aqui é tudo de bom: fácil e barata.
REQUEIJÃO CASEIRO

1 pacote de ricota de meio kilo (aquele pacotinho de ricota que normalmente a gente compra, o redondinho),
200 gr de margarina (ou manteiga)
- a dica: se puder fazer com manteiga seu requeijão ficará muito mais gostoso, se não, escolha uma margarina de boa qualidade.
1/2 xícara de leite fervendo (é fervendo mesmo, viu gente bonita?)

Coloca a ricota no liquidificador ou em um processador junto com a margarina, vai batendo aos poucos e já colocando o leite fervendo (senão o liquidificador não aguenta, já o processador aguenta bem). Bata até vc sentir que está bem cremoso (a consistência sempre vai depender do líquido, então se vc gosta que o requeijão fique mais molinho, talvez tenha que colocar um pouquinho mais de leite).
Experimente e acerte o sal (se colocou manteiga ou margarina sem sal, vai ter que colocar mesmo, se colocou com sal aí depende do seu paladar - eu gosto mais salgadinho).

Vc tb pode separar uma parte e acrescentar ervas, azeitonas, alho, e fazer um delicioso patê.
Essa receita rende 3 potes de requeijão daqueles que vc compra no mercado (ou 4 potes se vc colocar mais leite).
Faça e me conte se vc não se rendeu ao requeijão caseiro!




Esse aí eu fiz domingo...e um pote já se foi...(desculpa a qualidade da foto...é de celu)
Beijo tchau gente bonita!
Meiroka

Um comentário:

Kelly gomes disse...

Boa noite!
Fiz a receita do requeijão e ficou maravilhoso!!!!

Obrigada!