quinta-feira, 7 de março de 2013

Sobre a novela Lado a lado...

Oi minha gente, tudo bem por aí?
Quero dividir algo com vcs, pois sei que a maioria que lê e segue meu blog tem a mesma linha de pensamento que eu. Estes dias li que a atual novelinha das 6h da Globo, Lado a lado, teve a pior audiência da história, o que faria a emissora a pensar se faria uma novela de época tão cedo.
Fiquei tão triste que anotei nas minhas coisas para, pelo menos, expressar o que penso aqui.
Sempre fui fã de novelas e sempre as vi como uma maneira de mostrar algo e não simplesmente distrair. Acho que as novelas precisam passar alguma mensagem, alguma ideia positiva, algo para se pensar. Pois bem, foi assim...hoje já não é. E se a Globo, realmente abrir mão de suas novelas de época e deixar apenas as novelas 'atuais' no ar, então é o fim mesmo de alguma esperança para que a TV aberta (aquela que chega na casa de toda a população brasileira) possa 'mostrar' algo de bom.
Senão vejamos: a atual novela Lado a lado mostra uma época histórica nunca antes revelada, que é a pós libertação dos escravos, o início da república em nosso país, a condição dos negros depois da abolição e, principalmente, a condição da mulher nessa sociedade patriarcal, machista e sexista.
A novela, com um texto ótimo, personagens lindos e uma fotografia deslumbrante só teve coisas boas a mostrar: o protagonista Zé Maria, um negro jovem e, diferente da maioria, não acomodado, inteligente, aproveitando as poucas oportunidades que teve para aprender - no período em que foi marinheiro aprendeu outras línguas e a administrar a logística de alimentação do navio, o que lhe rendeu do meio para o final da novela o trabalho no jornal e depois na fábrica como administrador. A linda Isabel, que depois da tragédia da 'perda falsa' do filho, buscou na oportunidade de mostrar o samba para a Europa, a chance de ganhar dinheiro sem se corromper ou se entregar a uma vida de boêmia (o que todo mundo achava que tinha acontecido). A doce Laura, que com sua inteligência e falta de aceitação de sua condição inferior de mulher, buscou nos livros e no conhecimento a sua libertação, não aceitou as condições que sua rica família lhe dava e foi atrás de seus sonhos, mesmo tendo que arcar com as consequências. E por aí segue...são tantos personagens ricos em experiências, dramas, preconceitos que daria um post-livro.
Fiz uma rápida pesquisa das novelas das seis da Globo, para ver quais foram de época, veja só:

Helena, de Gilberto Braga, (1975)
O Noviço, de Mário Lago,(1975)
Senhora, de Gilberto Braga, (1975)
A Moreninha, de Marcos Rey, (1975/76)
Vejo a Lua no Céu, de Sylvan Paezzo, (1976)
O Feijão e o Sonho, de Benedito Ruy Barbosa, (1976)
Escrava Isaura, de Gilberto Braga,(1976/1977)
À Sombra dos Laranjais, de Benedito Ruy Barbosa, (1977)

Sinhazinha Flô, de Lafayette Galvão, (1977/78)
Gina, de Rubens Ewald Filho, (1978)
A Sucessora, de Manoel Carlos, (1978/79)
Cabocla, de Benedito Ruy Barbosa, (1979)
Olhai os Lírios do Campo, de Geraldo Vietri e Wilson Rocha, (1980)

Ciranda de Pedra, de Teixeira Filho, (1981)
Paraíso, de Benedito Ruy Barbosa, (1982/83)
Sinhá Moça, de Benedito Ruy Barbosa, (1986)
Direito de Amar, de Walter Negrão,(1987)
Salomé, de Sérgio Marques, (1991)
O Cravo e a Rosa, de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, (2000/01)
A Padroeira, de Walcyr Carrasco, (2001/02)

Chocolate com Pimenta, de Walcyr Carrasco, (2003/04)
Cabocla, de Benedito Ruy Barbosa, (2004)
Sinhá Moça, de Benedito Ruy Barbosa, (2006)
O Profeta, de Ivani Ribeiro(2006/07)
Eterna Magia, de Elizabeth Jhin, (2007)
Ciranda de Pedra, de Alcides Nogueira, (2008)
Paraíso, de Benedito Ruy Barbosa, dir: Rogério Gomes (2009)
Cordel Encantado, de Duca Rachid e Thelma Guedes, (2011)


Talvez eu tenha esquecido de alguma e, certamente, não vi todas, mas olha que vi a maioria, e ao fazer a pesquisa fui lembrando de algumas coisas que elas deixaram e sempre foi algo positivo.

E aí quando li que a novela Lado a lado teve a menor audiência da história, pensei: Meu Deus, será que sou tão diferente da maioria das pessoas? Será que só eu vejo a riqueza dessa história?
E por isso, fica qui minha enquete: você assistiu a novela Lado a lado? Gostou? Deixe seu comentário. Certamente não vai mudar a cabeça do povo brasileiro que prefere Salve Jorge a Lado a lado, mas vai me dar a certeza de que não estou sozinha! Beijooooo

3 comentários:

Rita disse...

AH AMIGA MEIRE COM CERTEZA VC NAO ESTA SOSINHA!! EU E MINHA IRMA ADORAMOS NOVELAS DE EPOCA! MINHA MAE TAMBÉM!! TENHO VARIAS AMIGAS Q ACOMPANHAM A NOVELA!!MAS INFELIZMENTE É BEM VERDADE Q A MAIORIA PREFERE "NAO VER"..O Q É UMA PENA POIS FATOS HISTÓRICOS REPASSADOS ATRAVÉS DE UMA NOVELA NOS FAZEM (RE) PENSAR,SONHAR,CONSIDERAR,COMPARAR...ENFIM ISSO INFELISMENTE PARA ALGUNS " DÁ MUITO TRABALHO" ENTAO...É MAIS FACIL APENAS ASSISTIR EM ALGO PARA NAO PENSAR...MAS...É COMO DIZ O LOBÃO...COMO VC QUER VIVER? DEZ ANOS A MIL OU MIL ANOS A DEZ? PESSOAS Q AMAM APRENDER ,CONHECER SONHAR,NA MINHA MODESTA OPINIAO VIVEM MIL ANOS A MIL!!!RSRSR BJUS AMIGA DE ALMA!!!

Celeste disse...

Olá Meire, sempre leio suas críticas e partilho de sua opinião! Como mãe pude mostrar para minhas filhas momentos históricos e o surgimento de nossas brasilidades (futebol, capoeira, o samba e a favela)e constatar tristemente como a corrupção é antiga. Como estudante de artes pude observar a arquitetura, decoração e trajes da época e pensar como Anita Malfatti sofreu ao voltar ao Brasil com sua Arte Moderna numa sociedade assim... Novela de época nos ensina e chama a reflexão. Novela de época não é apelativa. Tem conteúdo até na trilha sonora! Não curto muito carnaval, mas que letra linda a do samba enredo da abertura. Enfim amiga, que o padroeiro da TV aberta ouça nossas preces e não nos deixe relegados apenas ao padrão fútil que a maioria prefere. Meu cérebro agradece!!!
Beijos

Elliane Ramos disse...

nao! voce nao estava sozinha!
eu tb amo novelas de época.
acho que são as melhores rsrs...
as vezes, ate acho que vivo no seculo errado hahaha...
e nem sabia que a globo pensa em nao fazer mais... fiquei ate triste :(
obrigada pelo post
amei
amo vir aqui te visitar
sucesso
bjs *-*