sábado, 14 de julho de 2012

Você é artesã ou arteira?

Oi gente bonita, desculpem a ausência novamente, mas estou tão feliz com o andamento do nosso sorteio de aniversário de 1 ano de blog que estou pensando em montar mais um kit, assim teríamos 4 sorteadas, o que vocês acham? risos
É que ando produzindo tanta coisa diferente ao mesmo tempo que fico querendo mostrar e dar algo para vocês. Ah, sou assim mesmo, meio 'dadeira' como dizia minha mãe. 'Ah, essa menina não é apegada com coisas não, adora dar!'...no bom sentido, hein! risos
Bom, enfim, toda essa atividade artesanal me fez pensar em algo que escutei a poucos dias e que quero compartilhar com vcs.
Estive em São Pedro, interior de SP. Para as meninas de fora de sampa, São Pedro jã foi conhecida como a capital do bordado, mas hoje a cidade de Ibitinga ganhou este título. Só que São Pedro hoje é também uma cidade do bordado, além de ser uma linda cidade ao pé da serra, com várias atrações turísticas como lindas cachoeiras, tem uma super estrutura hoteleira com pousadas super charmosas e um comércio voltado ao turista que quer comprar roupa de cama, mesa e banho super em conta. Vale a visita e as compras, viu? Tipo: edredon dupla face, lindãooo, por 30 reais. Oi!? é isso mesmo!
Bom, voltando ao tema...ao como estou dispersa...fui até São Pedro pq meu irmão mora lá e pq estava acontecendo a Festa do santo da cidade, adivinhem quem é? não sabem? São Pedro! risos
Essas festas de interior na praça central da cidade são super típicas. Barracas que vendem de tudo, parquinho pra cirançada (João se esbaldou). Efoi lá que conheci a Casa das Artesãs de São Pedro, super organizada, local onde as artesãs expõem e vendem seus diversos trabalhos. Tanta coisa linda, gente bonita! Comprei um São Franciso de tecido por 15,00 (superrr barato). Olha ele aí embaixo!
Conheci também a presidente desta associação uma senhora linda de 84 anos. Quando eu digo linda, é linda mesmo, não é força de expressão. Ela foi Miss São Pedro! Uma mulher guerreira, inteligente e super antenada! Fiquei fascinada por ela! Sabe essas pessoas que tem uma aura em volta que parece atrair coisas boas boas? Pois é!
E quando minha cunhada nos apresentou dizendo que eu era artesã também e que eu fazia várias coisas diferentes ao mesmo tempo. Ela olhou bem no fundo dos meus olhos e disse:
'Então vc não é artesã, vc é arteira. Artesãos são focados em um tipo específico de arte ou artesanato, ali eles se dedicam, aprimoram e ganham dinheiro com aquilo. Os arteiros são curiosos, não conseguem focar em um único tipo de artesanato. Querem sempre buscar algo diferente. Se gostam de algo, arrumam um jeito de saber como foi feito e fazem. Mas não sabem ganhar dinheiro com isso. Seu prazer é o fazer!'
Fiquei olhando aquela pessoa tão sábia e quase chorei. Ela me descreveu exatamente como sou. E ela finalizou: 'Eu também sou arteira. Está vendo aquilo ali e ali e ali, fui eu quem fiz, não consigo ficar só em uma coisa, tenho necessidade de fazer sempre algo diferente.'
Saí dali resolvida em, pelo menos, uma coisa na minha vida, EU SOU ARTEIRA, e com muito orgulho!
E vcs, meninas, o que são? Artesãs ou arteiras? Como se sentem quanto a essa descrição que recebi?



Não é lindo meu São Francisco de tecido? Olha eu levantando a roupa do santo pra mostrar o pé gorducinho pra vcs...adorooo os pés...
grande beijo gente bonita!

2 comentários:

Rai disse...

Meiroka, belo post, adoro conhecer pessoas mais velhas e tão sábias, elas tem tanta coisa pra nos ensinar.
Eu tb sou arteira, gosto de fazer td um pouco e nunca vendo,kkkkkkk só presenteio.
Lindo o teu São Francisco.
Tenha um fim de semana iluminado.
Bjs

Frau M. disse...

Eu sou arteira, rs rs...